Rádio Tour
COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Santo André realiza vacinação contra febre amarela

Santo André realiza vacinação contra febre amarela

Sábado (29/06) é o Dia D de vacinação contra a febre amarela, em Santo André. As Unidades de Saúde Centro, Utinga e Vila Luzita estarão abertas das 8h às 17h realizando a imunização e atualizando a carteira de vacinação da população. A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal antes das férias, período em que há grande fluxo de deslocamento para outras cidades e estados.

Em 2019, até o momento, o estado de São Paulo registrou 66 casos confirmados de febre amarela, desse total 12 evoluíram para óbito. Apesar destes números e de a vacina padrão contra a febre amarela estar disponível em todas as unidades de saúde, a cobertura vacinal no estado está em 71,6%.

Santo André ainda não registrou nenhum caso da doença, no entanto é nos deslocamentos que as pessoas são infectadas e podem trazer a febre amarela para a cidade. A vacina ainda é considerada a melhor forma de prevenção e é indicada para pessoas a partir dos nove meses de idade. Não há indicação para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como, por exemplo, para tratamento de lúpus e artrite reumatoide). Portadores de HIV positivo e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade de se vacinar.

Os sintomas da febre amarela variam muito, podendo ser leves e diminuir espontaneamente ou evoluir para complicações graves e causar morte. Cerca de 30% das pessoas que contraem a doença vão a óbito. Isso ocorre porque, até o momento, não foi descoberta a cura da doença e o tratamento médico se concentra em garantir a melhora dos sintomas apresentados e prevenir complicações.

Endereços:

Unidade de Saúde Centro – Rua Campos Sales, 575 – Centro

Unidade de Saúde Utinga – Alameda México, s/nº – Vila Metalúrgica

Unidade de Saúde Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita