Durante a COP29, Santo André apresentou seu programa Moeda Verde no painel sobre boas práticas e experiências locais em Baku, no Azerbaijão.
A iniciativa, que promove a troca de resíduos recicláveis por alimentos, já beneficiou mais de 100 mil andreenses desde 2017, com 1,7 mil toneladas de resíduos descartados e 340 toneladas de alimentos distribuídos. O prefeito Paulo Serra destacou o orgulho de compartilhar as conquistas de Santo André com o mundo em um evento que busca soluções sustentáveis e resilientes.
O evento, realizado no Pavilhão Brasileiro, reuniu quatro propostas de Santo André selecionadas pelo Governo Federal, incluindo o projeto Moeda Verde, o Santo André 500 Anos, o reaproveitamento de recursos hídricos no Parque Guaraciaba e a renaturalização do Córrego GE. Edinilson Ferreira dos Santos, do Semasa, enfatizou que a Moeda Verde é um exemplo replicável de governança sustentável com forte engajamento social, demonstrando o impacto de ações locais na transformação ambiental.
A COP29, que reúne representantes globais para avançar no combate às mudanças climáticas, ocorre até 22 de novembro, com foco no financiamento climático. Em 2025, o Brasil sediará a COP30 em Belém, Pará, reforçando seu compromisso com políticas climáticas globais.