Cravinhos, Rugai e Lindemberg deixam prisão por uma semana.
As chamadas “celebridades” do sistema prisional de São Paulo são beneficiadas pela saída temporária que começou nesta terça-feira (11/6).
Autorizada pela justiça estadual, a segunda saidinha do ano termina na segunda-feira (17/6).
Em todo o estado, 50 mil presos deverão ir para as ruas e voltar no dia marcado.
Cristian Cravinhos, que está condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato do casal von Richthofen, vai deixar a Penitenciária de Tremembé, no interior do estado, mais conhecida como a “Cadeia dos Famosos”. Atualmente, Cristian está pleiteando a progressão para o regime aberto. Ele é o irmão mais velho de Daniel Cravinhos, namorado de Suzane na época do crime, que foi cometido em 2002.
Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos já conseguiram o benefício e estão fora das grades, livres, leves e soltos.
Também vai deixar a cadeia o ex-seminarista Gil Rugai, condenado a 32 anos por matar o pai e a madrasta a tiros em 2004. Ele alega inocência.
Na prisão, Rugai trabalha na faxina, faz faculdade de arquitetura e diz se manter adepto do celibato. Ele também pede para ir para o regime semi-aberto alegando “bom comportamento”.
Outro que já está na rua nesta terça-feira(11/6) é Lindemberg, condenado a 39 anos de prisão por matar a ex-namorada Eloá Pimentel em 2008, em Santo André.
Em fevereiro, a defesa de Lindemberg Alves também pediu à Justiça a redução da pena após ele ter estudado e feito curso de empreendedorismo na cadeia.
ROBINHO E O “PLAYBOY DA PORSCHE”
Já os recém-chegados à P2 de Tremembé, como o jogador Robinho, condenado por estupro na Itália e Fernando Sastre, que está preso acusado de dirigir embriagado em alta velocidade e matar um motorista de aplicativo, não vão sair da cadeia.
Robinho cumpre pena em regime fechado. Já Sastre cumpre medida cautelar enquanto aguarda julgamento.
O QUE DIZ A LEI
A Lei de Execuções Penais estabelece que, para ter direito à saidinha, é necessário estar em regime semiaberto e ter cumprido pelo menos um sexto da pena. No caso de reincidentes, é preciso ter cumprido um quarto.
Além disso, os detentos precisam ter bom comportamento. O preso que tiver alguma ocorrência leve ou média dentro do presídio precisa passar por uma reabilitação de conduta, que leva até 60 dias.
FIM DA SAIDINHA
O Congresso derrubou o veto do Presidente LULA à proposta que acaba com a saída temporária dos presos em datas comemorativas, mas o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO decidiu manter a segunda saidinha do ano. A primeira saidinha temporária de 2024 ocorreu entre 12 e 18 de março. Ainda há outras duas saídas temporárias agendadas para este ano, em setembro e dezembro.
Não se sabe se, após o Congresso acabar com o benefício, elas serão mantidas, pois a ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS CRIMINAIS pediu para o SUPREMO manter a saidinha aos presos e o SUPREMO vai julgar o tema em plenário, mesmo após ter sido aprovado, o fim das saidinhas, pelo Congresso Nacional.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K