Treinamento começou nesta segunda-feira e vai atingir cerca de 800 PMs em todo o estado
Começou nesta segunda-feira (24/6) a capacitação de policiais militares que jáatuam na Ronda Escolar para atender alunos com deficiência da rede estadual de ensino. O treinamento foi dividido em módulos e irá abranger os cerca de 800 PMs que atuam no programa de policiamentoescolar em todo o estado de São Paulo.
A iniciativa é da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) que, por meio do Núcleo de Ação Local, pretende expandir o serviço para oferecer atendimento qualificado às diferentes situações em que haja necessidade de ação imediata da Polícia Militar.
TRÊS SECRETARIA ESTADUAIS ESTÃO NO PROGRAMA
TRÊS SECRETARIA ESTADUAIS ESTÃO NO PROGRAMA
A capacitação ocorre após assinatura de uma resolução entre as secretarias da Segurança Pública (SSP), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e da Educação (SEDUC) que estabeleceu um grupo de trabalho no início de abril para implementação do programa, a fim de viabilizar a aquisição de equipamentos e treinamento específicos para o efetivo.
CAPACITAÇÃO DOS POLICIAIS DA RONDA ESCOLAR
No primeiro dia de qualificação, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, participaram 100 policiais. Até o fim da semana, outros 400 PMs da capital paulista e da região metropolitana também farão o treinamento. No interior do estado, as aulas começam em 1º de julho.
Conforme a SSP, a previsão é de adquirir viaturas adaptadas para prestar o atendimento adequado aos estudantes com deficiência. Elas serão adesivadas e contarão com kits de emergência e equipamentos específicos como colar cervical, luva de contenção, protetor de cabeça, mochila de resgate, entre outros materiais para um atendimento rápido até a chegada do serviço especializado. Os veículos serão distribuídos em todo o estado de São Paulo.
A partir da capacitação, os policiais terão um respaldo técnico e jurídico, além do treinamento, para que consigam atuar com mais precisão nas diferentes situações do cotidiano. Essa é uma habilitação a mais para o efetivo da Ronda Escolar presente em todo o estado, disse o coordenador estadual do Conseg, coronel Leonardo Izipon.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K