Equipamento passou por cinco prefeitos e enfim será enfim entregue ao povo após 16 anos de espera.
Foram 16 anos, cinco prefeitos, mas enfim o Hospital Municipal Santa Luzia, em Ribeirão Pires, será entregue no próximo dia 20 de setembro. O atendimento ao público, no entanto, ocorrerá somente a partir do dia 23. As intervenções, iniciadas em 2008, foram retomadas em 2021, depois de uma paralisação que durou oito anos. A abertura colocará fim a uma longa espera e ocorre dez anos depois do prazo original, já que a previsão de finalização das obras no começo dos trabalhos era para 2014.
O espaço de saúde, chamado oficialmente de Hospital São Lucas – Santa Luzia, deverá oferecer, no total, 95 leitos, sendo 11 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 44 de clínica e 30 na ala de maternidade, entre outros. A unidade terá atendimento de média complexidade e contará com centro cirúrgico e obstétrico, centro clínico, pediatria e maternidade, além de leitos de internação.
O terceiro andar da nova unidade hospitalar, que abrigará internação com 44 leitos, é uma das alas já mobiliadas e estruturadas. O segundo pavimento abrigará UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, com 11 leitos – os primeiros do tipo na rede pública hospitalar da cidade. O prédio terá, ainda, setor administrativo, quartos exclusivos para maternidade e berçários.
Inicialmente, os aportes, tanto para equipar o prédio, quanto para o custeio, são feitos pela administração municipal. No entanto, a Prefeitura tem buscado parcerias, junto ao governo do Estado e Federal, para receber repasses mensais para auxiliar nas despesas. (Da redação)