A Prefeitura de Ribeirão Pires abriu nesta quarta-feira as portas do Hospital Santa Luzia para apresentar o novo espaço para q imprensa. Antônio Carlos André de Castro, diretor medico do hospital São Lucas e médico responsável pelo novo equipamento explicou para os jornalistas como deverá funcionar o novo hospital. Que, neste momento, abre apenas parcialmente, para atender pacientes no terceiro andar, previsto para clinica geral.
“O hospital é referenciado, ou seja, recebe apenas pacientes vindos da UPA ou transferência do Hospital São Lucas. Neste momento, temos 23 quartos, prontos para atender aos pacientes, com mobiliário todo novo, e aparelhos modernos para a realização de exames, como um raio-x que pode ser direcionado ao quarto do paciente, sem a necessidade de que ele se locomova pelo hospital”, explica.
O médico explicou que pacientes do São Lucas e os servidores do Hospital vão ser transferidos para o novo equipamento, que terá maior número de leitos e quartos para atender aos munícipes. “Então, estamos trazendo o equipamento que hoje existe no antigo Hospital São Lucas para esse edifício novo. Então, os pacientes não vão mais pra lá, os pacientes serão internados em clínica médica e virão pra cá. A mesma equipe que hoje atende lá no antigo Hospital São Lucas passará a atender nesse hospital.”
Com apenas um andar em funcionamento atualmente, o diretor explica que a entrega de todo espaço será feita em 3 fases, sem previsão por enquanto da efetivação completa dos três andares. “A maternidade, o pronto-socorro gineco-obstétrico, ele segue ainda lá no edifício antigo até que nós possamos entregar a segunda e a terceira etapa nesse edifício novo. Nós temos 23 quartos de internação sendo que nesses 23 quartos a maioria deles é composta por dois leitos e nós temos dois isolamentos que tem um leito apenas. Então nós vamos quase dobrar a capacidade de atendimento que hoje nós temos no antigo Hospital São Lucas”, diz o diretor.
A Prefeitura informou que com o novo Hospital São Lucas/Santa Luzia, o edifício que atualmente abriga a maternidade São Lucas dará espaço para outro equipamento de saúde municipal.