O cientista político e especialistas em pesquisas, Jairo Pimentel, participou nesta quarta-feira, 9, do jornal Download de Guardiã. Responsável pelo quadro Quanti.lab, Pimentel analisou as últimas pesquisas sobre a aprovação do governo do presidente Lula.
Na pesquisa Datafolha, cuja comparação é com a rodada de fevereiro – captando o pior tombo na popularidade do governo — a avaliação negativa oscilou de 41% para 38% e a positiva subiu de 24% para 29%. A avaliação de que o governo é regular manteve-se em 32%.
De acordo com o especialista da Qanti.lab vários fatores contribuíram para essa melhora na avaliação do governo do presidente Lula; um dos principais motivos seria o fim do desgaste sofrido pelo presidente e seu governo em relação a uma possível fiscalização do pix, que foi muito mal recebida pela população e explorada negativamente pela oposição.
Pimentel também conversou com os jornalistas Bras Santos e Gil Latoreira sobre outro recorte das pesquisas, que apontou para a vitória do atual presidente (contra qualquer um dos possíveis candidatos da direita), caso ele decida disputar a reeleição em 2026.