A capacitação envolveu moradores da cidade e, em dois dias, ofereceu seis oficinas
Uma turma de 30 alunos, a maioria residente em Diadema, completou a formação oferecida pelo Projeto Cozinhalimento, que visa promover consciência alimentar e geração de renda.
Durante dois dias, os participantes passaram por seis oficinas culinárias, aprendendo a preparar doces e salgados. As oficinas oferecidas foram: “Aproveitamento Integral de Alimentos”, “Alimentação Saudável e Montagem de Saladas de Potes”, “Congelamento de Alimentos e Montagem de Marmitas Saudáveis”, “Salgados”, “Pães Caseiros” e “Bolos de Pote”.
O curso gratuito foi ministrado por nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responsável pelo projeto. As aulas, tanto teóricas quanto práticas, ocorreram na cozinha do programa, localizada no Restaurante Popular do Campanário – João Carlos Alves, em parceria com a Prefeitura de Diadema.
Beatriz de Souza Menezes, 22 anos, viu nas oficinas do Cozinhalimento uma oportunidade para gerar renda. Desempregada, ela planeja vender salgados para ajudar a família. “Moro com minha mãe e preciso contribuir com as despesas da casa. Gostei muito da didática do curso e foi interessante aprender sobre os procedimentos de higienização e manipulação dos alimentos”, afirma.
A aposentada Lenita Vieira da Silva Pereira participou da capacitação por três motivos: aprender a congelar alimentos, utilizar integralmente os ingredientes e cozinhar corretamente. “Passei por uma reeducação alimentar e perdi nove quilos. Participando das oficinas, descobri que posso manter uma dieta saudável, diversificada e criativa. Até aprendi a fazer bolo de casca de banana!”, conta.
Para o casal Celso Tadeu da Silva e Gesseilda Carvalho, o projeto representa uma oportunidade de aprimorar suas habilidades culinárias e adotar uma alimentação mais saudável. “Esta é a segunda vez que participo das oficinas do Cozinhalimento. Conheci novas técnicas de preparo dos alimentos e vi que podemos aproveitar folhas, talos e cascas de verduras e frutas. Mas, também vim acompanhar minha mulher que quer perder peso”, diz Celso.
Gesseilda, determinada a emagrecer, destaca a qualidade do curso e das receitas apresentadas. “Aprendi novas formas de fazer saladas e foi muito interessante conhecer as técnicas de congelamento e alimentação saudável”, finaliza.