Rádio Tour
COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Grande ABC » São Caetano do Sul » PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO COM SÃO CAETANO PARA MANUTENÇÃO DA CASA DA MULHER

PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO COM SÃO CAETANO PARA MANUTENÇÃO DA CASA DA MULHER

Serviço especializado acolhe vítimas de violência doméstica e seus filhos

As prefeituras de São Bernardo e São Caetano formalizaram, nesta quarta-feira (3/7), a renovação do convênio para a manutenção da Casa da Mulher, um serviço especializado que oferece acolhimento temporário a vítimas de violência doméstica e seus filhos. Este programa conjunto de assistência social recebe um investimento anual de R$ 1 milhão e disponibiliza 20 vagas para atendimento, beneficiando munícipes de ambas as cidades até que estejam em condições de retomar suas vidas. Em um ano de funcionamento, a moradia atendeu 69 pessoas.

A Prefeitura de São Bernardo destacou a importância dessa ação conjunta. “Infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma dura realidade a ser enfrentada e demanda políticas públicas para amparar essas vítimas e seus dependentes neste momento de fragilidade. Agradecemos à Prefeitura de São Caetano pela parceria e esperamos que este projeto seja mantido, mas com cada vez menos mulheres precisando do serviço”, afirmou a administração.

A Prefeitura de São Caetano ressaltou a eficácia desse modelo de administração compartilhada. “Além dos benefícios às vítimas, temos aqui um ótimo exemplo de gestão pública, não só do ponto de vista financeiro, mas também da qualificação do atendimento”, afirmou a administração.

Detalhes do Convênio

O convênio entre os dois municípios tem duração de 12 meses e prevê a oferta de 20 vagas para acolhimento das mulheres vítimas de violência, sendo dois terços delas para São Bernardo e um terço para São Caetano. O serviço funciona em um endereço sigiloso para proteção das vítimas e é totalmente custeado com verba municipal, com São Caetano responsável por um terço dos custos e São Bernardo por dois terços.

Serviço e Acesso

A Casa da Mulher, fundamentada na Lei Maria da Penha (11.340/2006), acolhe provisoriamente mulheres em situações de violência doméstica e familiar. O serviço é prestado em um imóvel com acessibilidade e espaço adequado para atender à demanda 24 horas por dia. Para ingressar na Casa da Mulher, as vítimas devem procurar o Centro de Referência e Apoio à Mulher de São Bernardo ou o Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher de São Caetano, que oferecem atendimento psicossocial, avaliação técnica e, se necessário, serviço de proteção. O desligamento das vítimas ocorre após análise técnica da condição psicossocial e financeira da mulher, com foco na sua segurança física.

Sobre o CRAM

O Centro de Referência de Atendimento Especializado à Mulher (CRAM) de São Bernardo oferece atendimento psicossocial, orientações e encaminhamentos de forma gratuita e sigilosa. Localizado na Rua Dr. Fláquer, 208, 2º andar, no Centro de São Bernardo, o CRAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contatos podem ser feitos por e-mail (crmulher@saobernardo.sp.gov.br) ou pelos telefones (2630-7021 e 4125-9485), aceitando chamadas a cobrar.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K