Com objetivo de expandir as ações de acessibilidade no município, a Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Golden Square Shopping, promove evento com o que há de mais moderno em tecnologia assistiva no Brasil. Com exposição de automóveis com acessibilidade e com a palestra “Desmitificando a inclusão de profissionais com deficiência nas empresas”, ministrada por Carolina Ignarra, sócia-fundadora da empresa Talento Incluir, que atua na inclusão de pessoas com deficiência por meio do mercado de trabalho
Para participar do evento, é necessário fazer inscrição gratuita por meio do link: http://talentoincluir.com.br/lpage/eventoprefeituradesaobernardodocampoetalentoincluir/ As inscrições podem ser feitas até 24 de abril.
O evento abre em 26 de abril com a palestra de Carolina a partir das 9h e continua nos dias, 27 e 28 de abril, no Golden Square Shopping, na avenida Kennedy, 700, Jardim do Mar
São Bernardo acessível – A Prefeitura de São Bernardo tem trabalhado para promover mais ações de acessibilidade como a lei que propõe táxis adaptados, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo. Apresentada pelo prefeito Orlando Morando, a Lei irá conceder 10 licenças para o início do projeto, com condicional de aumento, de acordo com a demanda do município. Entre as obrigatoriedades estão rampa, esteira, cinto de segurança e demais itens obrigatórios.
Também foi sancionada a Lei nº 05/208, que autoriza a Prefeitura a regulamentar e fiscalizar o uso de vagas especiais destinadas para deficientes físicos e idosos, em estabelecimentos comerciais. A medida visa estender a atuação do departamento de Trânsito para áreas privadas para garantir o uso correto de todas as vagas reservadas em estacionamentos coletivos do município.
A Prefeitura também solicitou à SBCTrans a mudança do itinerário da Linha 53, que faz o trajeto Seleta/Rudge Ramos, com objetivo de facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao Centro Especializado de Referência (CER), no Jardim Hollywood, pela Rua Warner. Antes, o coletivo seguia pela rua Universal, obrigando os pacientes do CER a caminharem cerca de 300 metros até o equipamento. A mudança viária integra conjunto de ações que visam promover maior acessibilidade ao Centro Especializado, que atende cerca de 600 pessoas diariamente.