O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta segunda-feira (31/3), de reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, para discutir a adesão das cidades ao programa Muralha Paulista. O encontro também abordou o enfrentamento ao déficit de efetivo policial e a integração dos sistemas de monitoramento entre os municípios da região.
A reunião contou com a presença do presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, além dos prefeitos Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Akira Auriani (Rio Grande da Serra) e Tite Campanella (São Caetano do Sul).
A principal demanda apresentada foi a implantação do Muralha Paulista nos municípios do ABC e as formas de colaboração entre as prefeituras e o Estado para viabilizar o programa. “Estamos trabalhando em conjunto para que as equipes técnicas avaliem a compatibilidade de tecnologia e a Muralha Paulista se torne realidade nas nossas cidades. Em breve, teremos tecnologia de ponta para combater a criminalidade em toda a região”, afirmou Marcelo Lima.
Outro ponto debatido foi o reforço do efetivo policial. O secretário Derrite destacou que, nos últimos dois anos, o Estado nomeou mais de 9 mil policiais militares, civis e técnico-científicos. Ele também anunciou a contratação de 2,3 mil policiais da reserva, medida que permitirá o deslocamento de agentes da ativa, hoje em funções administrativas, para o patrulhamento das ruas.
“Segurança é um clamor da sociedade e só seremos efetivos com união e integração entre os municípios. Tenho grande respeito pelo Consórcio e farei o máximo para auxiliar nas demandas”, declarou Guilherme Derrite.
O programa Muralha Paulista visa reduzir a mobilidade criminal e aumentar a prisão de criminosos com o uso de tecnologia e ações de policiamento, apoiando operações de combate aos crimes contra a vida e o patrimônio.
Foto: Divulgação/Secom PMSB