Ações distintas ocorreram no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deteve entre os dias 18 e 22/7, em ações distintas no Aeroporto Internacional de São Paulo, passageiros de voos internacionais e nacional tentando iludir o pagamento de impostos*; transportando drogas nas bagagens e no corpo; utilizando documento de viagem de terceiros e, ainda, se agredindo mutuamente dentro da aeronave.
Na última quinta-feira (18/7), foram registradas quatro ocorrências.
Com um passageiro que desembarcou de voo procedente dos Emirados Árabes Unidos, os servidores da Receita Federal, após análise da ANVISA, reteve um lote de medicamentos para tratamento de diabetes, que estava sem a documentação que autorizasse sua importação e, por este motivo, conduziram o seu proprietário à PF, onde foi instaurado inquérito policial pelo crime de descaminho. Adicionalmente, a médica responsável pela prescrição do medicamento, cuja receita apresentava omissões e incoerências, foi intimada a depor.
Neste mesmo dia, três passageiros de voos internacionais foram flagrados transportando cocaína.
Com uma mulher, nacional da Guiné-Bissau, que pretendia embarcar para a África do Sul, foram apreendidos 11 Kg do entorpecente dentro de embalagens para camisas. Outros 2 kg da droga estavam costurados na roupa, que um brasileiro usava. O “passageiro” pretendia embarcar para a França.
Para o mesmo destino (França), um homem, nacional do Uruguai, foi flagrado com 4 Kg de cocaína, em fundos falsos forjados em sua mala de viagem.
Já na sexta-feira (19/7), uma mulher nacional da Bolívia tentou embarcar para a Espanha apresentando passaporte pertencente a outra pessoa. Ela responderá pelo crime de falsa identidade.
Mais três prisões por tráfico de drogas ocorreram no domingo (21/7).
Policiais federais, com o auxílio de cães farejadores, prenderam uma mulher nacional do Vietnã com quase 13 Kg de cocaína, dentro de embalagens com edredons. A viagem da “passageira” seria para o Catar.
Em outra ação, duas brasileiras, foram flagradas por policiais federais que operam o scanner corporal, foram encaminhadas ao hospital público em razão de transportarem cápsulas contendo cocaína, dentro de seus aparelhos digestivos.
Outra ocorrência, registrada também no domingo (21/7), se deu em razão do acionamento de policiais federais pelo comandante de uma aeronave, proveniente do Ceará, em razão de briga entre passageiros. Os envolvidos, um casal e um homem, agrediram-se mutuamente de forma física após discussão. Os envolvidos responderão por lesão corporal.
Por fim, na madrugada desta segunda-feira (22/7), um passageiro que embarcaria em voo para a Europa, ao se apresentar no controle migratório, começou a passar mal e o posto médico do aeroporto foi acionado. No atendimento, foi observado que o homem levava consigo cápsulas contendo cocaína, em seus chinelos e roupa íntima. O passageiro foi conduzido por policiais federais ao hospital público, em razão da suspeita de que havia engolido cápsulas com a droga e que ocorrera o rompimento de alguma delas.
Todos os envolvidos nos casos relatados deverão responder pelos seus atos à Justiça Federal.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
*Definição de Crime de Descaminho
O crime de descaminho é caracterizado como importar ou exportar mercadoria de maneira ilegal, burlando a legislação aduaneira. Isso geralmente envolve a não declaração de bens ou a falsa descrição de sua natureza ou valor.
Código Penal Art. 334 Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
Fonte e Foto: Comunicação da Polícia Federal.
Texto editado pelo Repórter Savoy.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K