A programação inclui atividades como o “Explorando o Rio Tietê”, campanha de devolução de embalagens de agrotóxicos e Missa Campal no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes promove o Junho Ambiental, que inclui diversos eventos nesta semana. As atividades variam de público e algumas requerem inscrição. Confira a programação completa e os detalhes no final do texto.
Nesta terça-feira (18/06), das 9h às 11h, no Parque Leon Feffer, o projeto “Explorando o Rio Tietê” será realizado com alunos da Escola Municipal Dom Paulo Rolim Loureiro. O objetivo é educar os estudantes sobre o rio e incentivá-los a se tornarem defensores ambientais.
Na quinta-feira (20/06), das 9h às 14h, haverá uma campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos na Associação Cultural Agrícola do Itapeti, na Estrada São Bento do Lambari, km 25. A campanha é voltada especialmente para produtores rurais, mas aberta ao público em geral.
Também na quinta, em parceria com a Secretaria de Educação, haverá uma visita monitorada de escolas municipais ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. Durante a visita, haverá palestras e trilhas, abordando a biodiversidade e a importância dos serviços ambientais.
Na sexta-feira (21/06), a partir das 17h, o miniauditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) sediará uma mesa redonda sobre Políticas Ambientais. O evento é aberto ao público, mas exige inscrição pelo e-mail matheusgregorio@umc.br.
No sábado (22/06), das 10h30 às 12h, acontecerá uma roda de conversa com o tema “O rio Tietê em nossas vidas” na Ilha Marabá. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.
Também no sábado, às 9h, será realizada uma Missa Campal no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, organizada pela Pastoral da Ecologia da Diocese de Mogi das Cruzes.
Encerrando a semana, no domingo, ocorrerá o Projeto Ecoyoga no Parque Centenário. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.
O Junho Ambiental é um mês dedicado à preservação e educação ambiental, com visitas monitoradas e outras atividades que envolvem especialistas, professores, estudantes e a comunidade.