Portal de notícias

Rádio Tour

COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MOGI DAS CRUZES: SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE

A vítima, um idoso de 92 anos com comorbidades, morreu no último dia 3 de março; desde o início do ano a cidade confirmou mais de 1300 casos, enquanto a região do Alto Tietê totaliza três óbitos e cinco cidades em situação de epidemia

Fábio Palodette

Mogi das Cruzes comunicou na manhã desta sexta-feira (22) o primeiro óbito por dengue na cidade neste ano. Segundo a Prefeitura, a vítima era um idoso de 92 anos, portador de comorbidades, que estava internado em um hospital particular e morreu no último dia 3. Este é o terceiro caso fatal da doença na região do Alto Tietê neste ano, com os dois outros registros em Suzano.

Em nota, a Prefeitura informou que a instituição de saúde responsável pelo atendimento não realizou a notificação compulsória do caso, e a Vigilância Epidemiológica só teve conhecimento do ocorrido nesta quinta-feira (21), durante a análise da certidão de óbito.

Até essa quinta-feira, Mogi das Cruzes contabilizava 1.364 casos confirmados de dengue, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Assim como no restante do País, a situação atual é especialmente preocupante. Para comparação, em 2023, Mogi das Cruzes encerrou o ano com apenas 65 casos confirmados de dengue, sendo 18 adquiridos localmente e 47 importados. Até então, os registros anuais da doença na cidade vinham diminuindo. Diante do quadro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes emitiu o Decreto nº 22.601/2024, no último dia 15, declarando estado de emergência e alerta epidemiológico no município devido à epidemia de dengue. O documento também estabelece medidas para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti, vetor não apenas da dengue, mas também da chikungunya e zika.

Alto Tietê
Essa é a terceira morte por dengue na região do Alto Tietê neste ano, com os dois casos anteriores ocorrendo em Suzano. A primeira vítima faleceu em 11 de fevereiro, sendo um homem de 68 anos com histórico de diabetes e hipertensão, enquanto a segunda foi registrada em 1º de março, sendo um homem de 58 anos sem comorbidades.

Cinco cidades da região já se encontram em situação de epidemia de dengue, ao ultrapassar a incidência de 300 casos por 100 mil habitantes. Biritiba Mirim declarou estado de emergência na quinta-feira (21), e mais recentemente, Santa Isabel anunciou nesta sexta-feira (22/03) a decretação de Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico. As demais cidades em alerta são Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema.

Brasil

O Ministério da Saúde registra mais de 2 milhões de casos de dengue no Brasil em 2024. Dos 2.010.896 casos prováveis, 682 resultaram em morte – um número que pode aumentar, considerando os 1.042 óbitos ainda em investigação. Segundo o balanço divulgado pelo ministério, o coeficiente de incidência da doença está em 990,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K