Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Alto Tiete » Mogi das Cruzes » MOGI DAS CRUZES: CHUVA ACIMA DO ESPERADO PROVOCA PONTOS DE ALAGAMENTO
Anuncie conosco - single

MOGI DAS CRUZES: CHUVA ACIMA DO ESPERADO PROVOCA PONTOS DE ALAGAMENTO

Temporal assustou moradores e deixou alguns pontos, como a Praça da Bandeira, no Centro, debaixo d’água. Até a manhã desta quarta-feira (14), porém, a Defesa Civil – que pode ser acionada pelo telefone 199 – não recebeu chamados sobre quedas de árvores, deslizamentos ou desabamentos

Fábio Palodette

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes está em alerta após as fortes chuvas que atingiram a cidade na noite desta terça-feira (13), superando as previsões meteorológicas. Enquanto os especialistas previam 25 milímetros, Mogi registrou uma média de 46 milímetros de precipitação em toda a cidade. O município teve pontos temporários de alagamento, mas até esta manhã não havia registrado incidentes graves como deslizamentos ou quedas de árvores. Também não houve registros de desalojados ou desabrigados.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pontos de alagamento na região central da cidade, como a rua Tenente Manoel Alves Dos Anjos na região da Praça da Bandeira, ao lado do córrego Rio Negro, onde foi vista uma enxurrada. Houve também registros de casas alagadas no Jardim Santos Dumont.

Acompanhada também de muito vento, em um intervalo de duas horas, a chuva foi concentrada, voltando a cair após as 22 horas e estendendo-se até a madrugada. Em nota, a Prefeitura informou que o impacto foi sentido com maior intensidade em algumas regiões específicas. O Jardim Santos Dumont atingiu um pluviômetro de 94 milímetros, enquanto Jundiapeba registrou 95 milímetros.

Embora diversos pontos temporários de alagamento tenham sido identificados, especialmente nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, bem como na região central da cidade, o sistema de drenagem permitiu o escoamento gradual das águas após o término das chuvas.

Segundo nota da Prefeitura, até às 11 horas desta quarta-feira (14) não houve relatos de incidentes graves, como quedas de árvores, deslizamentos ou desabamentos. No entanto, em colaboração com o setor de podas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, a Defesa Civil diz que realiza varreduras em diversos pontos da cidade, removendo troncos, galhos e outros detritos que possam ter caído nas vias públicas.

Por fim, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes informou em nota que mantém uma vigilância constante sobre a cidade por meio do Centro de Operações Integradas (COI) e enfatiza a importância da comunicação por parte dos cidadãos em caso de emergências, utilizando os números 199 (Defesa Civil) ou 153 (COI), ambos disponíveis 24 horas.

Cabe lembrar que a cidade mantém a Operação Verão 2023/2024, iniciada em 1º de dezembro de 2023 e programada para continuar até 31 de março. Essa ação conjunta envolve toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias, focada no atendimento rápido a urgências e emergências causadas pelas chuvas.

Suzano

A chuva também atingiu outras cidades do Alto Tietê. Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que foram registrados 94 milímetros de chuva desde a noite desta terça-feira (13) na cidade.

De acordo com a Defesa Civil, também houve atendimento a 28 ocorrências de quedas de árvores, que já foram ou ainda estão sendo recolhidas, inclusive com participação da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.

Por fim a Prefeitura destaca que não foram registrados deslizamentos, pontos de alagamento nem pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K

Share
Anuncie conosco - single