Estudantes dispersam sementes para recuperação de área ecológica em Mogi das Cruzes
Um grupo de 120 alunos das escolas municipais rurais Professor Cid Torquato e Geralda Ferraz de Campos participou, nesta quarta-feira (12/06), de uma atividade de dispersão de sementes em bolinhas de argila (conhecidas como seed balls). A ação ocorreu em áreas de nascentes e afloramento do lençol freático, visando a restauração ambiental de uma área ecológica na Estrada da Volta Fria. A recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) incluiu espécies nativas como jerivá, palmito juçara, guapuruvu, pessegueiro do mato, araçá e araticum. O local também servirá como corredor ecológico, conectando as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Serra do Itapety e da Várzea do Rio Tietê.
Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em parceria com a Educação, a atividade faz parte do calendário do Junho Ambiental.
A área em recuperação foi usada na década de 1990 para a retirada de terra que cobriu o antigo “Lixão da Volta Fria”, resultando em afloramentos de rocha que atraíram maritacas, que fizeram ninhos no local.