Equipe realizou manobras de primeiros socorros e encaminhou a criança, de apenas oito dias, para uma UPA; o caso aconteceu na noite desta quinta-feira (12), no Distrito de Quatinga
Um recém-nascido foi salvo por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes na noite de quinta-feira (12) no distrito de Quatinga, em Mogi. O pequeno Guilherme, com apenas oito dias de vida, estava engasgado e ficou momentaneamente ‘roxo’, incapaz de respirar. O rápido atendimento dos guardas Maceno e Aquino, que estavam patrulhando pela Estrada Missão Kinoshita, foi crucial.
Segundo conta a guarda, os pais da criança, desesperados, abordaram a equipe da GCM, que realizou manobras de primeiros socorros. Posteriormente, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Jundiapeba, onde recebeu cuidados médicos.
O episódio tornou-se uma história com final feliz para a família: de acordo com a guarda, o bebê se recuperou totalmente, proporcionando alívio aos pais, que posaram para uma foto ao lado da equipe de emergência e dos guardas municipais.
As informações foram confirmadas pela Prefeitura de Mogi para a Guardiã da Notícia.
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes pode ser acionada pelo telefone 153. O número 193, do Corpo de Bombeiros, também recebe chamados para acidentes domésticos. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser acionado no telefone 192.
Engasgo
Qualquer criança corre o risco de engasgar em casa. Um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou uma cartilha com dicas para os pais, que pode ser conferida no endereço https://gruposdepesquisa.eerp.usp.br/gpecca2/wp-content/uploads/2014/06/oque_fazer_quando_seu_bebe_engasgar.pdf