Necessidade de corte de gastos e aumento da arrecadação são pontos centrais da discussão
Ministros ligados ao orçamento se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) com o presidente Lula para debater os orçamentos de 2024 e 2025. No encontro, os ministros destacaram a necessidade de corte de gastos e a importância de manter a trajetória de aumento na arrecadação para atingir o déficit zero.
Estiveram presentes na reunião os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento, Simone Tebet, e da Gestão, Ester Dweck. Aos jornalistas, Haddad afirmou o compromisso do governo em acompanhar a tramitação da Reforma Tributária no Congresso Nacional, mencionando que o texto deve ser resolvido na Câmara dos Deputados até o começo de julho.
Os ministros também apresentaram o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo em 2023. Embora a prestação tenha sido aprovada pela Corte, foi feita com ressalvas. Tebet mencionou que Lula ficou surpreso com o aumento de subsídios no Brasil, que atualmente atingem 6% do PIB.
Ainda em discussão está a possibilidade de corte de gastos no governo federal. Os ministros não entraram a fundo sobre o tema com Lula, e negociações continuam sobre como será feita a redução das verbas dos ministérios e os valores que serão cortados.
Os bastidores da política, direto de Brasília, com nosso repórter especial “Guardião Misterioso”.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K