O último fim de semana de novembro trouxe um alerta para banhistas do Litoral Norte Paulista.
De acordo com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 22 praias foram classificadas como impróprias para banho, distribuídas entre os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. A contaminação por poluentes pode representar riscos à saúde, e a recomendação é evitar o contato com a água nesses locais.
UBATUBA: 8 PRAIAS IMPRÓPRIAS
Rio Itamambuca
Perequê-Açu
Iperoig
Itaguá (rio Acaraú)
Itaguá (praça da Baleia)
Enseada
Santa Rita
Lázaro
CARAGUATATUBA: 5 PRAIAS IMPRÓPRIAS
Tabatinga (próximo ao rio)
Prainha
Centro
Indaiá
Pan Brasil
SÃO SEBASTIÃO: 5 PRAIAS IMPRÓPRIAS
Prainha
Cigarras
São Francisco
Pontal da Cruz
Deserta
ILHABELA: 4 PRAIAS IMPRÓPRIAS
Pinto
Sino
Barreiros Norte
Barreiros Sul
ORIENTAÇÕES PARA BANHISTAS
A CETESB reforça a necessidade de atenção às bandeiras vermelhas colocadas nas praias consideradas impróprias, indicando risco de contaminação por bactérias, vírus e outros poluentes. O contato com a água nesses locais pode causar problemas de saúde como infecções na pele, olhos e ouvido, além de problemas gastrointestinais.
Além disso, a recomendação é sempre verificar a condição da balneabilidade antes de programar passeios e atividades no mar. A consulta pode ser feita no site oficial da CETESB ou por meio de aplicativos que fornecem informações em tempo real.
ACOMPANHE A BALNEABILIDADE
Para proteger sua saúde e aproveitar as praias de forma segura, consulte regularmente os boletins da CETESB no site https://cetesb.sp.gov.br/praias/boletim-semanal/.