Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Litoral Norte » LITORAL NORTE: INVESTIMENTO BILIONÁRIO PARA SISTEMA DE TRAVESSIA DA BALSA
São sebastião - Anistia

LITORAL NORTE: INVESTIMENTO BILIONÁRIO PARA SISTEMA DE TRAVESSIA DA BALSA

O Litoral Norte de São Paulo está com um novo capítulo de transformação para a mobilidade aquática no sistema de travessias de balsa.

O sistema de travessias aquáticas de São Paulo, que abrange 14 rotas estratégicas no Litoral Norte, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, passará por uma profunda transformação. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, com 62 votos favoráveis e 16 contrários, o projeto de concessão das balsas à iniciativa privada, uma das principais iniciativas do governo Tarcísio de Freitas para modernizar e otimizar os serviços públicos.

O projeto prevê um investimento de R$ 1,05 bilhão, que será destinado à modernização da infraestrutura portuária e à aquisição de 48 novas embarcações elétricas, com foco na sustentabilidade e na redução do impacto ambiental. As melhorias visam aumentar a segurança, a acessibilidade e o conforto dos usuários, além de impulsionar a eficiência do sistema de travessias.

As 14 travessias incluídas no projeto abrangem rotas cruciais para a conectividade regional, como Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela, além de rotas mais remotas, como Cananéia-Ariri, que desempenham um papel fundamental no acesso a comunidades isoladas.

O modelo de remuneração do sistema será misto, combinando tarifas pagas pelos usuários com recursos públicos. Essa abordagem levanta preocupações sobre o controle tarifário e o acesso universal aos serviços, especialmente para as comunidades que dependem exclusivamente das travessias.

A concessão do sistema de travessias aquáticas à iniciativa privada segue uma tendência nacional de expansão das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para serviços públicos essenciais. Essa estratégia busca aliviar o ônus financeiro do Estado e aumentar a eficiência dos serviços, mas também levanta desafios relacionados ao controle tarifário, ao acesso universal e à conservação ambiental.

Ouça a notícia completa, continue acompanhando a Rádio Guardiã da Notícia AM 560, em breve também na FM 82.3 e em nossas multiplataformas para ficar sintonizado com as novidades do Litoral Norte.

Share