Praias de Ubatuba e Caraguatatuba apresentam bandeira vermelha; Ilhabela e São Sebastião não possuem trechos sinalizados
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou nesta semana o novo boletim de balneabilidade para o Litoral Norte. Quatro praias da região foram classificadas como impróprias para banho, sendo três em Ubatuba e uma em Caraguatatuba.
Em Ubatuba, os pontos sinalizados com a bandeira vermelha são: Rio Itamambuca e os dois trechos da praia do Itaguá. Já em Caraguatatuba, o trecho impróprio é o da praia do Indaiá.
De acordo com a Cetesb, a recomendação é que banhistas evitem entrar na água em locais sinalizados como impróprios, já que a exposição pode representar risco à saúde, como infecções e doenças de pele.
A classificação de balneabilidade é feita semanalmente, com base na análise da presença de bactérias. Quando são encontradas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água, o trecho é considerado inadequado para banho.
Por outro lado, não há registro de praias impróprias em São Sebastião e Ilhabela nesta semana.
A lista completa das praias analisadas e atualizações podem ser consultadas no site oficial da Cetesb.