Relatório de balneabilidade divulgado em 27 de março mostra trechos com excesso de bactérias em Ubatuba e Caraguatatuba
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou nesta quinta-feira (27) o novo relatório semanal de balneabilidade das praias do Litoral Norte. Segundo o levantamento, cinco trechos foram classificados como impróprios para banho, sendo quatro em Ubatuba e um em Caraguatatuba.
Em Ubatuba, os pontos considerados inadequados são: Rio Itamambuca, os dois trechos da praia do Itaguá e Iperoig. Já em Caraguatatuba, a praia do Indaiá segue com bandeira vermelha.
A classificação de balneabilidade é feita com base na presença de coliformes fecais na água. De acordo com a Cetesb, quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água, o local é considerado impróprio. Esses trechos são sinalizados com bandeira vermelha e, por recomendação do órgão, devem ser evitados pelos banhistas.
A análise leva em conta amostras coletadas nas últimas semanas e reflete principalmente o impacto de esgoto sem tratamento, chuvas intensas e fluxo elevado de turistas, fatores que afetam diretamente a qualidade da água. O monitoramento é atualizado semanalmente e pode ser consultado no site oficial da Cetesb.