Relatório alerta para pontos críticos em Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião; Ilha Anchieta volta a ter contaminação
O Litoral Norte de São Paulo está com 14 praias impróprias para banho nesta semana, conforme relatório atualizado pela Cetesb nesta quinta-feira (3). A próxima avaliação está prevista para 10 de julho.
Segundo a Companhia Ambiental, a balneabilidade é definida pela presença de bactérias fecais, como a Escherichia coli, que indicam contaminação e risco de doenças para banhistas. Chuva intensa também agrava a situação ao arrastar poluentes para o mar.
Em Ubatuba, a situação preocupa principalmente na Ilha Anchieta, onde a Praia do Presídio e a Prainha do Engenho foram classificadas como impróprias. Em outra ocasião, a Praia de Fora, também na Ilha, registrou alto índice de E. coli.
UBATUBA:
Picinguaba
Vermelha do Norte
Iperoig
Itaguá (ambos os trechos)
Enseada
Presídio (Ilha Anchieta)
Prainha do Engenho (Ilha Anchieta)
Sununga
Dura
CARAGUATATUBA
Indaiá
SÃO SEBASTIÃO
Deserta
Porto Grande
Preta do Norte
Orientações
A Cetesb recomenda não entrar na água em áreas sinalizadas como impróprias, evitar banho de mar por 24 horas após fortes chuvas, não nadar em canais e rios que deságuam no mar, não engolir água e não levar animais de estimação à praia.
A qualidade da água é monitorada semanalmente há mais de 20 anos. Quando amostras apresentam enterococos ou E. coli acima do permitido, a praia é classificada como Imprópria.