Relatório da Cetesb aponta alto índice de bactérias; banhistas devem evitar locais sinalizados com bandeira vermelha.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou o relatório semanal de balneabilidade das praias no Litoral Norte, identificando 19 pontos impróprios para banho na segunda semana de 2025. Esses locais foram sinalizados com bandeiras vermelhas, indicando riscos à saúde dos banhistas devido ao alto índice de coliformes fecais na água.
Segundo a Cetesb, uma praia é considerada imprópria quando são detectadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água. Nessas condições, o órgão alerta que o contato com a água contaminada pode causar doenças e outros problemas de saúde.
PRAIAS IMPROPRIAS NO LITORAL NORTE
Caraguatatuba:
Prainha
Ilhabela:
Sino
Siriúba
Itaquanduba
Portinho
Feiticeira
Praia do Julião
São Sebastião:
Cigarras
São Francisco
Arrastão
Pontal da Cruz
Deserta
Porto Grande
Preta do Norte
Ubatuba:
Rio Itamambuca
Perequê-Açu
Perequê-Mirim
Itaguá (Av. Leovegildo, 240)
Itaguá (Av. Leovegildo, 1724)
ALERTA À POPULAÇÃO
A Cetesb recomenda que os banhistas evitem entrar na água nas praias sinalizadas, principalmente após períodos de chuva, que podem aumentar o risco de contaminação. A ingestão ou contato com a água contaminada pode causar problemas como gastroenterites, infecções de pele e outras doenças.
Os relatórios semanais de balneabilidade podem ser consultados no site oficial da Cetesb, permitindo que moradores e turistas planejem suas atividades de lazer com segurança.