Equipes da Prefeitura e da Sabesp analisam alternativas para melhorar o abastecimento em comunidade tradicional a 40 km da sede do município
A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Sabesp, realizou uma visita técnica à Ilha de Vitória, uma das comunidades tradicionais mais isoladas do arquipélago, com o objetivo de buscar soluções para a falta de água potável. A ação foi coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura.
Atualmente, o abastecimento é feito a cada 15 dias por embarcação da prefeitura, com apoio da Sabesp, e reforçado com doações de água pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. A visita contou com geólogos, geógrafos e engenheiros que avaliaram o solo e a capacidade de armazenamento das residências.
A equipe técnica terá 15 dias para apresentar propostas de melhoria. A secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, destacou que, embora o saneamento básico das comunidades tradicionais seja responsabilidade da Sabesp, a Prefeitura também deve atuar para garantir o bem-estar da população.