Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Litoral Norte » Ilhabela » ILHABELA: CINCO BALEIAS TROPICAIS SÃO AVISTADAS EM SERRARIA E CASTELHANOS

ILHABELA: CINCO BALEIAS TROPICAIS SÃO AVISTADAS EM SERRARIA E CASTELHANOS

Espécie rara inclui a famosa Diva e uma mãe com filhote

Ilhabela foi palco de um espetáculo único na última quarta-feira (20), com o avistamento de cinco baleias tropicais da espécie Bryde’s nas regiões da Serraria e Castelhanos. Entre elas, estavam uma mãe com seu filhote e Diva, uma baleia já conhecida por frequentar a região desde 2018.

Os registros começaram no domingo (17) e foram feitos pelo Projeto Baleia à Vista, em parceria com a Maremar Turismo. As baleias foram observadas próximas à costa, comportamento comum para a espécie, que costuma se alimentar de cardumes de sardinhas e manjubinhas nas águas do litoral.

Comportamento das baleias Bryde’s
Com tamanho similar às jubartes, as baleias Bryde’s se destacam pela velocidade, podendo atingir até 20 nós em deslocamentos. Apesar disso, são discretas e raramente saltam. “Elas não migram para longe, como as jubartes que vão para a Antártica. Permanecem na costa sudeste, entre Santa Catarina e o Espírito Santo, para se alimentar e reproduzir”, explicou Júlio César, do Projeto Baleia à Vista.

Essa espécie ainda é pouco pesquisada e muitas informações sobre seus hábitos e tamanho populacional permanecem desconhecidas. Os avistamentos são mais raros justamente devido à provável baixa densidade populacional.

Um registro importante
A presença das baleias Bryde’s em Ilhabela reafirma o arquipélago como um local de destaque para o turismo ecológico e para a observação de cetáceos. O trabalho de monitoramento realizado por projetos locais, como o Baleia à Vista, é fundamental para ampliar o conhecimento sobre a espécie e preservar seu habitat.

Os registros dessa temporada contribuem para estudos futuros, destacando a importância da conservação marinha e da convivência sustentável com esses animais.

Share