Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » ILHABELA ALERTA MORADORES SOBRE PERIGO DE QUEIMADAS E ESCASSEZ DE ÁGUA DURANTE A SECA

ILHABELA ALERTA MORADORES SOBRE PERIGO DE QUEIMADAS E ESCASSEZ DE ÁGUA DURANTE A SECA

Campanha “Ilhabela em Alerta na Primavera” percorre bairros vulneráveis para conscientizar população.

A Prefeitura de Ilhabela iniciou a campanha “Ilhabela em Alerta na Primavera” para conscientizar os moradores sobre os riscos de queimadas e a importância da economia de água durante o período prolongado de seca. A ação percorre os bairros mais vulneráveis a incêndios e falta de água, alertando a população sobre os cuidados necessários nesta época do ano.

A campanha começou no domingo (22) na Praça Coronel Julião, na Vila (Centro Histórico), e na segunda-feira (23) alcançou os moradores do Morro do Cantagalo. As equipes ainda visitarão as ruas dos bairros Itaquanduba e Camarão, além de sete escolas municipais. A primeira instituição de ensino a receber a equipe foi a E.M. Profª Mércia do Nascimento Dias, que contou com a participação de agentes da Defesa Civil de Ilhabela e militares do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Durante as visitas às escolas, os estudantes recebem orientações sobre prevenção de incêndios e uso racional da água. São apresentados materiais de combate ao fogo e explicações sobre seu funcionamento, ampliando a compreensão dos riscos enfrentados pelas equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e agentes da Defesa Civil Municipal. Na quarta-feira (25), os alunos da E.M. Waldemar Belisário e da E.M. Profª Ophélia Reale Montanhesi assistiram a uma palestra sobre prevenção a incêndios ministrada pelo cabo Silva Costa, do Corpo de Bombeiros.

O secretário de Mobilidade e Segurança de Ilhabela, Cristobal Parraga, enfatizou a necessidade de mudança de comportamento para proteger o meio ambiente. “Práticas como descartar bitucas de cigarro e queimar lixo próximo à vegetação seca não podem ser toleradas e devem ser denunciadas”, alertou. Ele destacou que o mato seco propaga o fogo rapidamente e que as recentes chuvas não foram suficientes para reduzir o risco de incêndios. “A atenção tem que ser total. Também os reservatórios continuam com pouca água, então é preciso economizar”, reforçou.

Escolas envolvidas na campanha:

E.M. Profª Mércia do Nascimento Dias

E.M. Carolina de Moraes Silva

E.M. Waldemar Belisário

E.M. Profª Ophélia Reale Montanhesi

E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci

E.C.M. Julio Cesar Cardial De Tulio

E.M. Paulo Renato Costa Souza

A ação é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Mobilidade e Segurança e de Governo, da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.

Problemas causados pelas queimadas na mata:

Redução da quantidade de água potável

Destruição de mangueiras

Desestabilização de pedras nos morros

Risco para casas próximas

Morte de animais

Dicas para economizar água:

Feche a torneira ao escovar os dentes: economiza até 12 litros de água.

Tome banhos rápidos: banhos de até cinco minutos economizam centenas de litros por mês.

Regue plantas com moderação: prefira regar pela manhã ou no final da tarde para evitar evaporação rápida; use regador em vez de mangueira.

Use balde para lavar o carro: o uso de balde e pano consome menos água comparado à mangueira.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração de todos os moradores para prevenir incêndios e garantir o uso consciente da água, preservando o meio ambiente e a segurança de toda a comunidade.