Filhotes de onça-pintada vieram do Amazonas e estão sob cuidados da equipe técnica. Votação com sugestões de nomes foi lançada nas redes sociais.
O Zoológico de Guarulhos acaba de receber dois novos moradores muito especiais: dois filhotes de onça-pintada, resgatados no final de março no estado do Amazonas. Os animais chegaram ao município por meio de uma articulação entre o Ibama, o ICMBio e o CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), e agora estão sob os cuidados da equipe técnica da Prefeitura de Guarulhos.
Os filhotes foram encontrados no dia 28 de março por moradores da cidade de Manicoré, em uma área alagada. O resgate foi feito no dia 31, com encaminhamento inicial ao Ibama em Manaus. A partir da indicação técnica do Plano de Manejo, o Zoológico de Guarulhos foi convidado a acolher os irmãos órfãos, missão prontamente aceita pela equipe local.
Desde então, os animais estão recebendo atenção especializada para garantir sua adaptação, saúde e bem-estar. Segundo Jessica Paula Ribeiro da Silva, chefe de Seção Técnica, e Fernanda de Castro Magalhães, diretora do Departamento de Conservação da Biodiversidade, a prioridade neste momento é a recuperação dos filhotes. Por esse motivo, eles ainda não estão em exposição ao público. A visitação será possível após a conclusão do período de adaptação, em um novo recinto reformado e ampliado.
Para marcar a chegada dos felinos e aproximar a comunidade do processo de acolhimento, a Prefeitura de Guarulhos lançou uma votação nas redes sociais para escolha dos nomes dos animais. Para a fêmea, os nomes sugeridos são Potira, Iara e Nyara. Para o macho, as opções são Tupã, Porã e Guaçu.
“Estamos muito felizes em receber esses filhotes e ver o carinho com que nossa equipe os acolhe”, afirmou o prefeito Lucas Sanches. “Convidamos todos a participar da votação para nomear as oncinhas, celebrando a vida e a importância da conservação de nossa fauna.”
A participação popular é vista como uma forma de integração e valorização da biodiversidade brasileira, além de reforçar a importância dos zoológicos na preservação de espécies ameaçadas.