Secretário da Fazenda de Guarulhos, Faouzi Ei Kadi, encaminhou ao Ministério Público documentos que apontam irregularidades nos contratos de concessão de transporte público. O secretário Luigi Lazzuri (Transportes) teria feito prorrogação de contrato sem licitação, além de não cumprir regras de editais. Lazzuri foi indicado ao prefeito Guti Costa pelo candidato a prefeito de Guarulhos Jorge Wilson (PRB), vulgo Xerife do Consumidor.
O clima político dentro do período eleitoral geralmente é tenso. Nas eleições municipais, observamos os diferentes grupos “brigando” pelo poder. Muitos apontam um cenário normal entre os candidatos concorrentes.
Em Guarulhos, porém, um racha na equipe do prefeito Guti Costa envolve dois de seus secretários. Uma recente denúncia ao Ministério Público “colocou fogo” dentro da Prefeitura Municipal. O secretário da Fazenda acusou o secretário de Transportes de cometer irregularidades no Executivo, isso na atual gestão de Guti (PSD).
O secretário da Fazendo de Guarulhos, Faouzi Ei Kadi, encaminhou ao MP (Ministério Público) documentos que apontam possíveis irregularidades nos contratos de concessão de transporte público, feitos pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos com empresas de ônibus que oferecem o serviço na cidade.
De forma resumida para fácil entendimento, o secretário da Fazenda está apontando possíveis irregularidades dentro de sua equipe, já que o acusado é a secretaria responsável pelos transportes públicos de Guarulhos. A gestão da pasta é do secretário Luigi Camilo Amadeu Lazzuri, “afilhado” do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), vulgo Xerife do Consumidor.
Jorge “Xerife” é candidato à Prefeitura de Guarulhos e recebe apoio do atual prefeito Guti. A nomeação do secretário Luigi foi um pedido do deputado candidato.
Eleito em 2016, Guti foi reeleito em 2020. Agora, fora do pleito em função da lei eleitoral (os prefeitos no Brasil podem exercer apenas 8 anos), Guti declarou apoio ao “Xerife”. Grande parte dos moradores de Guarulhos apontam a gestão de Guti como a pior da história no município.
Empresários da cidade comentam que o grupo político de Guti poderia investir em Guarulhos, porém optou por levar milhões para Nova York, onde fecharam negócios.
DENÚNCIA – O documento assinado pelo secretário da Fazenda de Guarulhos, Ei Kadi, foi encaminhado ao MP dia 15 de agosto. O retorno do órgão foi direcionado ao secretário Luigi Lazzuri (Transportes e Mobilidade Urbana). O Promotor de Justiça Nadim Mazloum, por meio de ofício número 413/2024 – 1º PJ, deu prazo de dez dias para que Lazzuri preste esclarecimentos detalhados sobre os fatos da denúncia.
A justificativa oficial com relação ao transporte público foi o “reequilíbrio financeiro” dos contratos. Além dessa prorrogação polêmica, em 2020, o prefeito Guti ainda contratou um Tribunal Arbitral para analisar a questão. O resultado do Tribunal foi de condenação para o Executivo, que teve que pagar R$ 632 milhões às concessionárias, também para o tal “reequilíbrio financeiro”.
Além de Jorge “Xerife”, concorrem à Prefeitura de Guarulhos Elói Pietá (Solidariedade), Lucas Sanches (PL), Alencar Santana (PT), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB).
Fontes da A Guardiã da Notícia em Guarulhos apontam que o secretário Luigi Lazzuri (Transportes e Mobilidade Urbana) é “peixinho” do candidato Xerife do Consumidor. Como “apadrinhado” do candidato, Luigi estaria garantido na Prefeitura de Guarulhos caso Xerife vença as eleições.
O site está aberto para esclarecimentos e informações dos citados nesta reportagem.
Da redação / Imagem: montagem com fotos das redes sociais dos agentes políticos.