Procissão do Fogaréu marca início das celebrações da Semana Santa em Guarulhos.
Nesta quinta-feira (17) as ruas do Centro de Guarulhos foram palco da 13ª Procissão do Fogaréu, evento que marcou o início das celebrações da Semana Santa.
A procissão partiu da Catedral Nossa Senhora da Conceição, à Igreja Matriz, na praça Tereza Cristina, e seguiu em cortejo até a Igreja do Rosário.
A concentração começou por volta das 20h30 e a saída as 21h30 após a Missa do Lava-pés.
O trajeto representou a penitência e a condenação pública de pecadores, que depois se transformou em uma festa popular que recria a prisão de Jesus Cristo. Os participantes estavam trajados como farricocos, soldados romanos que prenderam Jesus na noite da Santa Ceia, caminhando e carregando tochas e instrumentos musicais de percussão como matracas, surdos e caixas.
O Bosco Maciel, folclorista conversou conosco parabenizando a Prefeitura por estar apoiando esta procissão tão importante durante esses anos. E também falamos com algumas pessoas que estavam pela primeira vez no evento e o grupo da Dança de rua que participaram da procissão encerrando o evento.
O percurso teve uma parada na Igreja dos Homens Pretos para entoar cantos líricos nas esquinas da rua Osvaldo Cruz. Também teve performances de palhaços, camponesas medievais e soldados romanos, além de cânticos folclóricos e líricos.
A procissão é uma iniciativa da Catedral Nossa Senhora da Conceição em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura.