Queda recente no Bosque Maia reacende debate sobre perigos e reforça que prática é crime ambiental.
Um balão de grande porte caiu na área de mata do Bosque Maia, em Guarulhos, na madrugada da última terça-feira (17). Por sorte, o artefato já estava apagado e não causou incêndio, mas o episódio acendeu o alerta das autoridades ambientais para os riscos dessa prática ilegal, comum durante o período de festas juninas.
Soltar balões é crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98, com pena de detenção de um a três anos, multa ou ambos, para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em áreas florestais, urbanas ou habitadas.
O secretário de Meio Ambiente, Alex Nepomuceno, reforçou que o episódio poderia ter causado uma tragédia. “O Bosque Maia é o maior parque urbano da cidade e o pulmão da região central. Além disso, Guarulhos possui intenso tráfego aéreo, e balões podem atingir aeronaves, com risco de acidentes gravíssimos”, afirmou.
A população pode denunciar esse tipo de crime ambiental à Inspetoria Ambiental da GCM pelo número (11) 2475-9444 ou à Polícia Militar pelo 190.