Rádio Tour
COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Guarda Ambiental de São Bernardo flagra pesca irregular na Billings

Guarda Ambiental de São Bernardo flagra pesca irregular na Billings

Em nova operação de combate à caça ilegal de animais, a Guarda Ambiental de São Bernardo frustrou, na última sexta-feira (21/6), esquema de pesca irregular promovida em área de proteção de manancial da Represa Billings. A ação resultou na apreensão de 2.500 metros de rede, três tarrafas (rede de pesca circular), além de uma embarcação.

Durante a operação, um homem foi multado em R$ 1.200, após confessar não ter registro profissional para atuar como pescador na cidade. Todo material em sua posse foi apreendido pela Guarda Ambiental.

A fiscalização ostensiva promovida corporação integra nova política, de prioridade à preservação ao Meio Ambiente, instituída pela gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB). Apenas no ano passado, a Guarda Ambiental de São Bernardo resgatou um total de 1.647 animais vítimas de tráfico e criação ilegal na cidade. A média foi de quatro apreensões por dia. Neste ano, de janeiro a maio, foram 25 aves recuperadas.

Essas ocorrências foram bem-sucedidas graças às denúncias anônimas promovidas pela população. Todos os animais resgatados são examinados por veterinários e biólogos do Zoológico do Parque Estoril, para depois serem devolvidos ao seu habitat natural.

FISCALIZAÇÃO – O desmatamento de árvores e construção de moradias irregulares em Área de Proteção aos Mananciais do Reservatório da Billings também tem recebido atenção especial da Guarda Ambiental de São Bernardo. Desde 2017, uma ação conjunta com o Ministério Público (MP) freou de forma efetiva a construção de novas moradias irregulares na região do Pós-Balsa, às margens da Represa Billings. O acesso de materiais de construção civil à região somente pode ser liberado aos moradores que portarem autorização específica, que deve ser obtida junto à Administração.