A Sicredi, maior financiadora privada de pequenas unidades de geração distribuída de energia solar no Brasil, participou da COP 29 no Azerbaijão para discutir estratégias de financiamento de baixo carbono.
No dia 19, a instituição integrou o painel “Cooperativismo e Finanças Sustentáveis”, realizado no Pavilhão do Brasil e mediado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com a presença de representantes do BNDES.
O superintendente de Tesouraria do Sicredi, Pedro Lutz Ramos, apresentou a palestra “Estratégias e iniciativas para financiamento de uma economia de baixo carbono”. Ele destacou como a instituição tem fomentado práticas financeiras sustentáveis, especialmente por meio de linhas de crédito voltadas para energia solar e pelo apoio a micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres.
A participação do Sicredi reforça o compromisso da instituição em liderar a transição para uma economia mais sustentável. A presença no evento internacional evidenciou o papel das cooperativas como agentes de impacto positivo na agenda climática e no financiamento de iniciativas verdes.