O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou nesta quarta-feira (8) as obras do BRT-ABC em São Bernardo do Campo e anunciou um novo prazo para a conclusão do sistema: janeiro de 2026. Antes disso, testes nas vias estão previstos para o início de 2025.
Durante a agenda, Ramuth percorreu 6 quilômetros do trajeto a bordo de um dos ônibus e deu uma coletiva dentro de uma estação do sistema, que contará com portas de plataforma, ar-condicionado e Wi-Fi. Apesar de apresentado em 2019 como uma alternativa mais rápida e econômica à extinta Linha 18-Bronze do Metrô, o projeto avançou pouco desde então, com apenas 4 quilômetros de vias e uma estação concluídos.
O BRT-ABC, desenvolvido em parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária NEXT Mobilidade, conectará as cidades de São Bernardo, Santo André e São Paulo por meio de 20 estações e três terminais. O sistema promete integração com redes como CPTM, Metrô e o Corredor ABD.
DIFERENCIAIS DO BRT
As viagens serão realizadas por ônibus elétricos, com três modalidades: Expresso, Semiexpresso e Parador. O tempo de trajeto estimado entre o Terminal São Bernardo e o Sacomã é de 40 minutos na modalidade mais rápida.
O projeto foi apresentado como uma solução que demanda menos tempo e custo de implementação em comparação a outros sistemas de transporte de massa. Contudo, o ritmo lento das obras tem gerado questionamentos.
A visita contou com a presença do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e diversas autoridades, que acompanharam a apresentação técnica e as instalações do sistema, projetado para melhorar a mobilidade no Grande ABC.