A consulta inclui a Linha 10-Turquesa da CPTM e a futura Linha 14-Ônix, que ligará o ABC a Guarulhos e à zona leste da capital
O Governo de São Paulo abriu consulta pública para a concessão do Lote ABC-Guarulhos, conforme publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (30). A consulta, que começa na sexta-feira (31), envolve a Linha 10-Turquesa da CPTM, já em operação, e a nova Linha 14-Ônix, planejada para conectar o ABC Paulista, Guarulhos e a zona leste de São Paulo. Com uma extensão prevista de mais de 70 km, o projeto deve atender cerca de 770 mil passageiros até 2050.
As audiências públicas para debater a proposta serão realizadas em fevereiro de 2025 em São Paulo, Santo André e Guarulhos. A publicação do edital está prevista para setembro, com leilão programado para dezembro do mesmo ano.
A concessão prevê um investimento estimado em R$ 19 bilhões, com melhorias na mobilidade e integração do sistema ferroviário com metrô e ônibus.
Expansão da Linha 10-Turquesa
A Linha 10-Turquesa da CPTM, que liga o ABC ao centro de São Paulo, receberá três novas estações: Bom Retiro, São Carlos/Parque da Mooca e ABC. Além disso, a estação Pari poderá ser construída como investimento contingente. O projeto prevê ainda a reforma de oito estações e a reconstrução de outras seis. Com as mudanças, o intervalo entre os trens no trecho entre Bom Retiro e Mauá deve ser reduzido de 5 para 4,5 minutos.
Linha 14-Ônix
A futura Linha 14-Ônix terá 40 km de extensão entre Guarulhos e Santo André, com 23 novas estações e integração com diversas linhas do sistema metropolitano. A implantação ocorrerá em três fases ao longo de dez anos, com previsão de trens circulando a cada cinco minutos.