Nova taxa de 3% ao ano visa apoiar famílias afetadas após mortes de peixes
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anunciou nesta quarta-feira (24) a redução da taxa de juros anual da linha de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) destinada à aquicultura. A taxa caiu de 5% para 3%, beneficiando as famílias afetadas por descartes irregulares de resíduos no Rio Piracicaba.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), mais de 30 famílias dependem do rio para o sustento. Para acessar essa linha de crédito com taxa reduzida, os pescadores devem procurar a Casa da Agricultura em seus municípios.
Mortandade de peixes
Na semana passada, foi registrada a maior mortandade de peixes já vista no Rio Piracicaba, atingindo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Tanquã e resultando na morte de aproximadamente 253 mil peixes ao longo de um trecho de 70 quilômetros.
A cena dos peixes mortos repercutiu nacionalmente.
Menos de 20 dias depois, uma terceira mortandade foi registrada no rio na segunda-feira (22/07). Desta vez, os peixes mortos foram encontrados perto da Rampa dos Pescadores na Avenida Beira Rio, em Piracicaba. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a CETESB investigam o caso, afirmando que essa ocorrência não está relacionada à morte dos peixes no Tanquã.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K