Iverton Vicente dos Santos, de 29 anos, foi identificado por meio das câmeras do programa Smart Sampa, o maior sistema de reconhecimento facial da América Latina, enquanto caminhava pela Rua Augusta, na região central de São Paulo, na tarde de sábado, 22.
O sistema de 23 mil câmeras localizou o suspeito, que foi seguido até ser abordado por uma equipe da GCM em meio à multidão de um bloco de Carnaval na cidade.
A abordagem foi discreta, sem alarde, e os guardas algemaram o criminoso antes de conduzi-lo até o 78º Distrito Policial, localizado no bairro dos Jardins. Lá, Iverton Vicente dos Santos permanece à disposição da Justiça, aguardando os desdobramentos do seu caso.
A Polícia Civil da Bahia identificou e prendeu um criminoso de Irecê, apontado como integrante de uma organização responsável pelo tráfico de drogas na cidade. A captura foi possível graças ao sistema de monitoramento Smart Sampa, que conecta dados de foragidos da Justiça a câmeras de segurança.
Desde novembro, o Smart Sampa tem sido essencial para a segurança de São Paulo, resultando na prisão de 711 foragidos e 1.866 criminosos em flagrante, além de localizar 34 pessoas desaparecidas. O sistema, com cerca de 23 mil câmeras e tecnologia de reconhecimento de placas e facial, tem identificado criminosos e até mesmo membros de facções perigosas, reforçando a segurança pública.
Com tecnologia avançada, o Smart Sampa também conta com alertas inteligentes que ajudam na prevenção de crimes como furtos e vandalismo, além de integrar diversos órgãos públicos, como a Polícia Militar e o SAMU, agilizando as respostas em emergências.