Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Brasil » EFETIVAÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO “É MUITO PROVÁVEL” DIZ MINISTRO DE MINAS E ENERGIA

EFETIVAÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO “É MUITO PROVÁVEL” DIZ MINISTRO DE MINAS E ENERGIA

Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, disse nessa segunda-feira (16) que “muito provavelmente” o horário de verão será implantado, novamente, no Brasil. Segundo Silveira, horário de verão costuma aquecer algumas áreas do comércio, turismo, bares e restaurantes.

Dentro de 30 dias o Brasil pode voltar a contar com o horário de verão. O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, disse nessa segunda-feira, 16 de setembro, que o retorno do horário de verão é “muito provável” e será implementado de forma “extremamente planejado”.

O horário de verão é adotado em vários países para aproveitar a iluminação natural durante o verão, quando os dias são mais longos e as noites mais curtas. A meta é economizar o consumo de energia elétrica no “horário de pico”, incentivando pessoas e empresários a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente. Isso evitaria que muitos equipamentos estejam ainda ligados quando é acionada a iluminação noturna.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, no governo de Getulio Vargas, e passou a ser adotado com constância a partir de 1985, vigorando entre os meses de outubro e fevereiro.

“O horário de verão costuma aquecer muito algumas áreas do comércio, turismo, bares e restaurantes. Nós estamos vivendo um momento muito bom para a economia brasileira com a inflação baixa, menor taxa de desemprego formal da história, o Brasil cresce muito rápido. Então, nós vamos avaliar o contexto e é muito provável que a gente proponha o horário de verão ao governo para uma decisão final”, disse o ministro.

De acordo com Silveira, o Brasil enfrenta “a pior escassez hídrica dos últimos 93 anos”, com estiagem e índice pluviométrico baixo em todo o território.

“O horário de verão passa a ser uma realidade urgente. É preciso aumentar a segurança e resiliência do sistema para garantir energia para todos os brasileiros e não deixar a conta de energia subir”, completou.

Da redação / Imagem: ilustração