Iniciativa busca ampliar os serviços de saúde e oferecer mais especialidades à população local
Na última quarta-feira (08/01), representantes do governo estadual e municipal visitaram a Rede Lucy Montoro, em Diadema, e discutiram a possibilidade de expansão dos atendimentos médicos na cidade. O encontro incluiu uma reunião com o chefe do Executivo municipal, Felicio Ramuth, e o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, que entregaram um ofício solicitando a criação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no mesmo local onde funciona o Quarteirão da Saúde.
A visita foi acompanhada por prefeitos das cidades vizinhas, como Santo André, São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de representantes da Fundação ABC, que gerencia a unidade. Durante o encontro, os visitantes conheceram a infraestrutura da Rede Lucy Montoro, conheceram o funcionamento dos serviços prestados e tiveram a oportunidade de ver a utilização de um dispositivo robótico de reabilitação, o LokomatPro Sensation.
A unidade de Diadema, inaugurada em outubro de 2021, tem como principal objetivo a reabilitação de pacientes com necessidades específicas nas áreas de física e visual. O espaço oferece uma variedade de serviços especializados, como fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, entre outros, e atende cerca de 90 pacientes por dia, com uma média de 300 atendimentos diários.
A parceria entre o município e o governo do Estado foi essencial para a instalação da Rede Lucy Montoro, com o município cedendo o espaço para a implantação e o governo estadual ficando responsável pela operação. A ampliação dos atendimentos e a criação de um novo AME são parte das discussões para melhorar a oferta de cuidados de saúde à população do ABC.