CONDEPHAAT Autoriza Reforma do Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo
O Convento de Nossa Senhora do Amparo, localizado no bairro de São Francisco, em São Sebastião, é uma construção colonial de 350 anos, com características comuns às Igrejas Franciscanas da época, edificada basicamente em pedra e cal com mão de obra escrava. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Com mais de três séculos de existência, o prédio histórico necessita de reformas emergenciais (intervenções no telhado, fiação elétrica e janelas) e um novo restauro, já que o último foi realizado em 1932.
Os arquitetos da Secretaria de Obras da prefeitura de São Sebastião haviam encaminhado o processo de reforma ao CONDEPHAAT e após 353 dias, foi publicada na última sexta-feira a autorização para iniciar as obras.
Segundo a arquiteta Fernanda Palumbo, nesta etapa serão feitas pintura externa e recuperação da argamassa de fachada, recuperação das infiltrações do telhado, calhas, rufos, beiral, retirada de infiltrações de cobertura para não ter mais vazamento. O arquiteto Eric Barsotti também é responsável pelo processo de reforma.
O padre André Beghini Vilela, pároco da Igreja, também comemorou o anúncio. “Estou aqui há quase seis anos. Então, desde quando eu cheguei, a gente vinha mantendo a esperança. Penso que há mais de 40 anos o pessoal está esperando e graças a Deus recebemos essa excelente notícia”.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K