São Sebastião busca apoio para enfrentar enchentes e danos causados pelo mau tempo.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta segunda-feira (3) a liberação de R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para ajudar municípios a criarem ou atualizarem planos de drenagem. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas, que têm causado transtornos em diversas cidades do estado.
Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de 53 prefeitos, o governador destacou que os recursos serão usados para projetos e obras de drenagem. Ele também garantiu suporte emergencial da Defesa Civil para os municípios mais afetados.
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, participou do encontro e pediu mais investimentos para a cidade. “Estamos em um período crítico de chuvas e buscamos recursos para proteger nossa população e reduzir os danos”, disse.
Dados da Defesa Civil mostram que, até o momento, as chuvas deixaram 6,7 mil desalojados e 389 desabrigados em 55 cidades do estado. Segundo o coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil, o governo estadual está em alerta até abril, garantindo respostas rápidas aos municípios.
A secretária de Meio Ambiente, Natália Resende, destacou a importância dos planos de drenagem. Apenas 130 dos 645 municípios paulistas possuem esses projetos, que são fundamentais para reduzir enchentes. “Queremos que as cidades se planejem para enfrentar os desafios climáticos”, afirmou.
São Sebastião e outras cidades do litoral norte esperam agora a liberação dos recursos e o início dos projetos.