Criminosos pedem dinheiro em nome da parlamentar; Polícia Civil investiga o caso
A vereadora Vera Lúcia de Morais, conhecida como Vera do Queijo, foi vítima de um golpe nesta terça-feira (13), após ter seu número de WhatsApp clonado. De acordo com a parlamentar, criminosos estão utilizando sua identidade para pedir dinheiro a contatos e conhecidos.
Ela alerta que não está fazendo nenhuma solicitação de transferência bancária e pede para que a população desconsidere qualquer mensagem suspeita. “Peço encarecidamente que ninguém faça depósitos. O caso já foi comunicado à Polícia Civil e está sendo investigado”, afirmou.
Vera está em seu segundo mandato como vereadora em Caraguatatuba. Natural de Salesópolis, construiu trajetória reconhecida pela atuação em projetos sociais e pela defesa de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade. Foi reeleita em 2024 com 1.378 votos.
Entre suas principais propostas estão o “Projeto Tempo de Despertar”, voltado à conscientização de agressores de violência doméstica; a distribuição de absorventes nas escolas públicas; a inclusão de kits de higiene nas cestas básicas; e a implantação de faixas de recuo para ciclistas e motociclistas em vias com semáforo.
O caso serve como alerta para que outros cidadãos redobrem os cuidados com fraudes digitais. Em caso de suspeita, o recomendado é registrar boletim de ocorrência e evitar qualquer movimentação bancária.
WhatsApp clonado: o que fazer?
Quem é vítima da clonagem do app de mensagens deve: registrar boletim de ocorrência e alertar os contatos. Além disso, é importante pedir a quem receber a mensagem que denuncie a conta fraudulenta ao serviço da Meta.
Isso pode ser feito tocando no ícone dos três pontinhos, na tela da conversa com o golpista, depois pressionando as opções “Mais” e “Denunciar”. Selecione se quer bloquear o contato e apagar a mensagem (tire prints antes do processo) e informe o motivo da denúncia.
Já em relação à prevenção desse tipo de fraude, vale ativar a proteção em duas etapas do WhatsApp, habilitar os alertas de segurança para saber se alguém tentou ativar sua conta em outro celular e limitar as pessoas que podem ver a sua foto. Também é importante ter cuidado com links compartilhados por desconhecidos no app.