Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Litoral Norte » Caraguatatuba » CARAGUATATUBA: CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES REFORÇA COMBATE À DENGUE COM INSPEÇÕES DOMICILIARES
Anuncie Conosco
São sebastião - Dengue

CARAGUATATUBA: CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES REFORÇA COMBATE À DENGUE COM INSPEÇÕES DOMICILIARES

Município intensifica ações de prevenção e reforça importância da vacinação contra o Aedes aegypti

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba intensificou as inspeções domiciliares em áreas de maior atenção, especialmente nos locais com casos positivos de dengue. Nessas regiões, as equipes realizam aplicações de inseticida e orientam a população sobre medidas preventivas.

Os agentes de controle passam de casa em casa devidamente identificados com crachás, uniformes oficiais e acompanhados por supervisores e veículos caracterizados. A entrada dos agentes é limitada à área externa das residências, e a colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da operação.

Durante as visitas, os agentes reforçam a importância de eliminar objetos que acumulam água, como forma de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Vacinação contra a dengue
A Secretaria de Saúde também alerta sobre a baixa adesão à vacinação contra a dengue. Até o momento, menos de 50% das 2.230 doses recebidas para a primeira aplicação foram utilizadas. A vacinação é destinada a adolescentes de 10 a 15 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, e o agendamento pode ser feito pelo telefone ou aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.

Dicas de prevenção doméstica

Tampar reservatórios de água.
Limpar calhas e ralos.
Guardar pneus e garrafas em locais cobertos.
Lavar pratos de plantas e bebedouros de animais semanalmente.
Manter bandejas de ar-condicionado e geladeiras sem acúmulo de água.
Com apenas 10 minutos por semana, é possível eliminar criadouros do Aedes aegypti e proteger a saúde da família. A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar a dengue.

Share
São sebastião - Dengue