O Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba começou na última sexta-feira (8) no Teatro Mario Covas. Criado para incentivar a criatividade e o gosto pela criação audiovisual entre os jovens, o festival segue até o dia 12 de novembro com uma programação que inclui exibição e premiação de filmes, oficinas e lançamentos de produções.
A edição deste ano conta com a participação de estudantes das escolas estaduais do Litoral Norte e cineastas da região, com curtas-metragens produzidos nos últimos cinco anos. Na categoria estudantes, foram recebidos 65 curtas, incluindo animações, documentários, live actions e videoclipes, enviados por 17 escolas da região.
Na categoria cineastas do Litoral Norte, 11 curtas foram recebidos e cinco foram selecionados para exibição, representando Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba. Os filmes incluem “Canoa – Caminhos de Terra e Mar” e “Vida de Cinema” (Ubatuba), “Eva Esperança” (Ilhabela), e “Guaiamum” e “Cine Vaz Lobo (versão estendida)” (Caraguatatuba).
Os prêmios serão definidos por um júri especializado composto por Beto Oliveira, Denis Feijão e Eliotty Caetano, nas categorias de melhor animação, documentário, live-action, videoclipe, júri popular e melhor filme do Litoral Norte.
Além de troféus, medalhas e certificados, os estudantes ganham equipamentos de audiovisual para suas escolas. O melhor filme do Litoral Norte será premiado com R$ 1.500, e o melhor curta-metragem júri popular terá como prêmio uma visita monitorada ao Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo.
A entrada para as exibições é gratuita e os filmes podem ser assistidos no YouTube.