Tema citado em sabatinas de veículos de comunicação, reunião em bairros, nos planos de governos dos candidatos, a Educação em Caraguatatuba volta a ser foco principal pela falta de professores e, também, pelas poucas vagas oferecidas em creches e pré-escolas.
A educação pública de Caraguatatuba continua sendo um dos temas mais citados pelos agentes políticos, candidatos e, principalmente, pelos moradores (mães) que necessitam colocar seus filhos em creches ou pré-escolas do município.
A situação caótica por falta de vagas na rede municipal fez com que a Promotoria de Justiça entrasse com um pedido liminar para que a administração apresentasse um plano de ação para zerar a fila por vagas em creches ou pré-escolas de Caraguá. Isso foi em abril de 2023, porém, até hoje, mães apontam que não conseguiram vagas para seus filhos na cidade.
Atualmente o site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba conta com um link que trata o tema ‘central de vaga’ e ‘lista de espera’. No link https://central-vagas.educacaocaraguatatuba.com.br/lista-inscritos a pessoa faz uma inscrição para tentar colocar seu filho em uma unidade escolar e, ainda, acompanha os nomes de alunos que estão em espera (a chamada lista de espera) e a relação de unidades existes no município.
Em recentes sabatinas dos veículos de comunicação com os candidatos à Prefeitura de Caraguatatuba, a maioria aponta que, aproximadamente, 600 crianças estão necessitando de vagas em creches o pré-escolas de Caraguá.
Todos são unânimes em prometer ao eleitor que irão zerar essa fila. Porém, entra ano, sai ano, o problema segue incomodando e prejudicando as mães da cidade.