Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Câmaras em Pauta » CÂMARA EM PAUTA SÃO SEBASTIÃO: FAMÍLIAS DE AUTISTAS COBRAM PROMESSAS ANTIGAS POR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Pindamonhangaba - 100 dias
Santo André 472 anos interna

CÂMARA EM PAUTA SÃO SEBASTIÃO: FAMÍLIAS DE AUTISTAS COBRAM PROMESSAS ANTIGAS POR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Manifestação ocorreu na Câmara em meio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na sessão desta terça-feira (1), familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) lotaram o plenário da Câmara Municipal de São Sebastião para cobrar promessas antigas do poder público. A manifestação ocorreu na véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e teve como foco a falta de atendimento especializado nas áreas da saúde e educação.

Durante a sessão, os vereadores declararam apoio às reivindicações e afirmaram que o prefeito Reinaldinho Moreira (PSDB) está empenhado em resolver a situação. No entanto, a paciência das famílias se esgota com a repetição de compromissos não cumpridos.

Em 2021, a Associação Integra já havia liderado uma manifestação semelhante, também na Câmara. Na ocasião, os parlamentares assumiram o mesmo compromisso de “lutar pela causa”. Dois anos depois, em 2023, foi realizada uma audiência pública para discutir políticas para autistas, mas pouco foi efetivamente implementado.

No mesmo ano, ainda como secretário de Saúde, Reinaldinho prometeu instalar um centro de atendimento específico para autistas em Cambury. Uma casa chegou a ser alugada para a implantação do espaço, mas nunca foi utilizada e já foi devolvida.

Em outubro, a Prefeitura informou que 140 crianças aguardavam por vagas com terapeutas e fonoaudiólogos, justificando a demora pela “falta de profissionais no mercado”. Apesar disso, voltou a afirmar que os atendimentos existentes seriam eficazes e de qualidade.

Mais recentemente, em novo ofício enviado à Câmara, a gestão municipal comunicou a intenção de terceirizar o serviço por meio de uma entidade contratada. Enquanto isso, as famílias seguem à espera.

A apuração é do jornalista Helton Romano.

Share
Santo André 472 anos interna