A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmou que o homem morto nas explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, dono do carro que também explodiu no estacionamento entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Anexo 4 da Câmara dos Deputados.
O homem, que é natural de Santa Catarina, circulou durante o dia dentro da Câmara dos Deputados e fez ataques nas redes sociais ao STF, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional horas antes das explosões.
O responsável pelo ato chegou a ser candidato a vereador pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2020 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, mas recebeu apenas 98 votos e não se elegeu. Na ocasião, ele se candidatou com o nome “Tiü França”. A Polícia Civil ainda confirmou que Wanderley alugou dias atrás uma casa em Ceilândia, no Distrito Federal. Ataque dessa quarta-feira, na capital do Brasil, reviveu a tensão e o clima de terror do 8 de janeiro de 2023.