A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o julgamento que tornou Jair Bolsonaro (PL) réu pelos atos de 8 de janeiro.
Em vídeo enviado a aliados, a congressista defendeu o ex-presidente e alertou para uma possível “criminalização da divergência”. “Querem transformar discurso em crime e opinião em golpe”, afirmou a parlamentar.
Em julgamento realizado nesta semana, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia contra Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo, incluindo três generais do Exército. Eles fariam parte do que a Procuradoria-Geral da República (PGR) denomina de “núcleo crucial de uma trama golpista” contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Para Rosana, a acusação não faz sentido. “Estou estarrecida. O que estão fazendo não é Justiça; é perseguição clara. Um juiz não pode ser ao mesmo tempo vítima, acusador e julgador”, criticou a deputada, fazendo alusão a Alexandre de Moraes, relator do caso.