Uma manifestação liderada por Jair Bolsonaro (PL) está marcada para as 14 horas deste domingo, 6, na avenida Paulista, em São Paulo.
Além do ex-presidente, a expectativa é de que governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lideranças evangélicas e outros representantes da direita radical subam no trio para pedir anistia aos condenados pelos atos criminosos do 8 de janeiro de 2023.
Coordenador da manifestação, Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, tem um histórico de convocação e financiamento de outros atos bolsonaristas — como o 7 de setembro desta mesma avenida e os protestos em Copacabana. Nas últimas semanas, o pastor tem distribuído a contatos no WhatsApp vídeos com fotos e nomes de idosos e mulheres presos por invadir e depredar as sedes dos Três Poderes.
A tese de que o STF (Supremo Tribunal Federal) botou pessoas inofensivas atrás das grades e os associou sem base a uma tentativa de golpe de Estado por mera perseguição política contra Bolsonaro e seu grupo é o principal mote da mobilização, e o próprio ex-presidente orientou apoiadores a não pedirem o impeachment de Lula, apesar do desgaste de seu governo.