Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Brasil » BRASIL: EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ PROTESTAM CONTRA NORMAS DA RELIGIÃO E CHEGADA DE LÍDER
Anuncie Conosco

BRASIL: EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ PROTESTAM CONTRA NORMAS DA RELIGIÃO E CHEGADA DE LÍDER

Um grupo de 50 ex-testemunhas de Jeová fez um protesto, neste sábado, em meio à chegada ao Brasil, pela primeira vez, de Robert Ciranko, um dos líderes mundiais da igreja. 

O ato começou por volta das 9h, em Cesário Lange, no interior de São Paulo, onde o missionário norte-americano está hospedado.

Segundo os organizadores, a manifestação teve o objetivo de chamar atenção para problemas que ocorrem na congregação.

Entre eles, casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes que seriam acobertados pela instituição. O ato também repudia a norma de que testemunhas de Jeová não podem receber transfusão de sangue.

Uma das participantes do protesto, Jacira da Silva Amaral, de 72 anos, foi testemunha de Jeová por 40 anos e seguia à risca todas as crenças pregadas. Em 2021, ela percebeu um grande incômodo que a fez desistir da religião.

Em entrevista, a costureira detalhou que uma das reivindicações do grupo é um pedido de revogação de norma interna, conhecida como ostracismo, que recomenda encerramento de contato com familiares e amigos que deixaram de seguir a doutrina.

“Quando uma pessoa sai da organização, há uma ‘morte social’. Acontece quebra de famílias: pais que expulsam filhos, divórcios”, contou Jacira. “Não existe saída honrosa.”

A manifestação deste sábado foi conduzida por Yann Rodrigues. O profissional liberal foi expulso da própria casa, aos 15 anos, quando se desvinculou da comunidade. Desde 2024, comanda o Movimento de Ajuda às Vítimas das Testemunhas de Jeová (MAV-TJ).

Share